sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Dia do Maquiador - Não Justifique Seu Preço

Olá Lindonas, tudo bem com vocês?!

Hoje, dia 13 de outubro, é  Dia do Maquiador.
E se no ano passado eu falei sobre o amor que envolve essa profissão, hoje vou falar sobre algo que me incomoda muito nesse universo da maquiagem profissional... O infeliz hábito que muitos Maquiadores tem de justificar o preço da maquiagem para clientes...


foto reprodução: @lehpequenomakeup


Bora começar???

Desde que me profissionalizei como maquiadora, a imersão nesse mundo foi muito mais intensa. E assim como há comunidades e grupos em várias mídias sociais para os diversos tipos de trabalho, com a maquiagem não podia ser diferente.
E esses grupos, sejam em Whatsapp ou Facebook, são muito úteis para trocar informações, tirar dúvidas, ficar por dentro das novidades, pedir indicações de produtos... O que não falta é utilidade.
Mas algo que acontece com alguma frequência, são maquiadores postando prints de conversas com possíveis clientes pedindo desconto.

(Aqui a coisa começa a esquentar...)
Pra começar, eu tenho um problema sério com essa palavra: DESCONTO. Pois penso que se o teu trabalho gera apenas lucro, ok, o desconto é com você! Mas se ele agrega valor, então não há espaço pra desconto. Conseguem me entender?!

(Agora é que a coisa fica feia...)
Mas o pior é quando vejo amigas e colegas de profissão justificando seu preço. Eu quase morro com isso, sério! Vou explicar o porquê.



1- O preço não é o da maquiagem que você vai fazer, mas do serviço que você presta.

Reparou como escrevi lá em cima no primeiro parágrafo? "...o preço da maquiagem..." , aí começa o primeiro erro. O valor que você dá ao seu trabalho começa na forma como você mesmo se refere a ele.
Você vai prestar um serviço, e nisso está envolvido seu tempo, seu trajeto, seu material de trabalho, o local do trabalho, sua paciência e psicologia com a cliente, suas habilidades, todo o investimento em cursos e workshops (onlines inclusive) que você já fez. Então o seu serviço tem valor e não preço.

e quando alguém pedir um preço você pode dizer que : "o meu orçamento pra esse atendimento ou tipo de serviço é X". Combinado?!


2- Os produtos são detalhe sim!!! Sua habilidade é que faz a diferença.

É claro que  pra você trabalhar com uma case (maleta) de maquiagem importada requer muito mais investimento que uma case de produtos nacionais, fato. E é claro que muitos produtos nacionais tem um efeito e durabilidade que por vezes ainda não encontramos no nosso mercado brasileiro. Quanto a isso não há discussão.
Porém usar isso para justificar seu orçamento é quase como que jogar todo seu aprendizado , habilidade e evolução na prática com a maquiagem no lixo.
Digo isso porque é como se "a culpa" do seu orçamento não caber no bolso da sua "possível cliente" é dos seus produtos e não da profissional de excelência que você é.
Gente, pelo amor... Se conseguimos dar resultados com produtos baratinhos, conseguimos com importados também, pois somos nós que fazemos a diferença. Não adianta produto importado na mão de quem não sabe usar, nem executar bem uma técnica de make. É dinheiro jogado fora!



3- Então meus produtos não agregam valor???

Obviamente sim. Não vou maquiar uma madrinha com maquiagem importada com o orçamento de maquiagem nacional, isso não existe.
Só não é justificativa pra explicar porque não há o desconto. Entendem?
Até porque como já falamos acima, muita coisa agrega valor ao nosso trabalho. Lembre disso!



4- Quem muito abaixa, amostra a bunda... Não Justifique, explique!

O ditado é bem conhecido do todos... E tem toda aplicabilidade na nossa profissão. Se você fica se justificando muito, pode acabar passando insegurança, ou desmerecendo sua habilidade mesmo sem perceber. O cliente pega isso muito rápido.
E ele não é obrigado a saber como funciona nosso crescimento profissional nesse ramo, por isso ao invés de ficar justificando nosso orçamento, pode ser mais instrutivo explicarmos resumidamente esse caminho que percorremos ao nos profissionalizar. Se o cliente realmente gostar do nosso trabalho e se formos gentis ao expor tudo isso , ele vai querer nosso serviço, mesmo talvez estando um pouco além do esperado para ele.
O valor e seriedade que damos ao nossa profissão começa na forma como nos vemos e como a enxergamos. Valorizar todo nosso processo, cada passo dado em caminho ao aprimoramento também faz parte disso.



Espero muito que essas dicas possam ser utéis pra vocês.
Tudo isso aprendi com a prática e vivencia nessa vida de Maquiadora.

Pra você minha colega de profissão... Parabéns pelo seu dia! Sucesso!
Super beijo em Você Linda!








Nenhum comentário:

Postar um comentário